Ajudamos o fundador de uma plataforma de serviços para o setor de energia na negociação do seu earn-out
Contexto
- O fundador de uma plataforma de serviços para o setor de energia no Brasil vendeu sua empresa para um comprador estratégico e o earn-out não foi claramente definido no contrato de compra e venda
- A plataforma foi incorporada pelo comprador, o qual foi adquirido posteriormente por uma empresa ainda maior do setor de energia
- Neste contexto, o fundador da plataforma de serviços precisava:
- Demonstrar quanto e como sua plataforma criou valor para o comprador
- Criar uma linha de raciocínio robusta e clara para embasar um novo mecanismo para o earn-out
Trabalho realizado
- Reconstrução das informações financeiras da plaforma (carve-out) dado que foi incoporada pelo comprador e não tinha mais informações financeiras distintas
- Entendimento sobre onde a Empresa criava ou destruia valor
- Modelagem de diferentes cenários e sensibilidades, usando diversas metodologias de valuation
- Quantificação do intervalo de valor para a Empresa, de forma isolada e sem qualquer sinergia (stand-alone valuation)
- Estudo detalhado sobre múltiplos de transações e de empresas comparáveis ao redor do mundo, América Latina e Brasil
Resultados obtidos
- Nosso cliente criou convicção para:
- Voltar para a mesa de negociação com o comprador e demonstrar quanto e como sua plataforma criou valor desde a data de aquisição
- Propor ao comprador um novo mecanismo para o earn-out, equilibrado para ambas as partes