Ajudamos o CVC de um grande conglomerado brasileiro a tomar decisão estratégica de investimento em startup
Contexto
- Grande conglomerado brasileiro atuando no setor industrial a mais de 50 anos, contemplando seu primeiro investimento em startup por meio de seu CVC
- O C-level e CVC estavam inclinados a colocar uma oferta não vinculante para investimento na startup, mesmo sem fatos e dados para tomada de decisão
Neste contexto, o CVC precisava:
- criar convicção para seguir em frente ou abortar a transação
- obter entendimento sobre o valor da empresa-alvo e suas principais alavancas de criação de valor
Trabalho realizado
- Entendimento sobre onde a startup criava ou destruía valor
- Modelagem de diferentes cenários e sensibilidades, usando diversas metodologias (Scorecard Anloc, VC ROI, Quick ROI e DCF)
- Quantificação do intervalo de valor para a empresa-alvo, de forma isolada e sem qualquer sinergia (stand-alone valuation)
Resultados obtidos
Demonstrado após nossas análises que:
- a aquisição não traria o retorno esperado para o investidor
- o valor da startup estava muito acima do desejado pelo CVC
- necessidade de investimento muito superior ao esperado pelo CVC até a start-up atingir valuation atraente para saída
- Desta forma, nosso cliente criou convicção para:
- não seguir em frente com este investimento
- continuar buscando de forma seletiva oportunidades com melhor retorno para o seu capital